A instalação de energia fotovoltaica já se tornou uma verdadeira realidade no cenário brasileiro. Já não é algo incomum andar pelas ruas de cidades até mesmo pequenas e visualizar várias casas com esses sistemas instalados no telhado, muitas vezes até mesmo sem nenhuma intervenção da energia da rua (fornecida por empresa privada).
Diante disso, algumas dúvidas sobre esses sistemas de energia sustentável surgem: por exemplo, é mais vantajoso colocá-lo no telhado, ou vale a pena colocá-lo no jardim da casa? Provavelmente você já viu os dois exemplos que estamos mencionando, e sim, há uma resposta correta – dependendo do caso.
- Leia também: Pedra de concreto para jardim – Como decorá-las?
No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a instalação de energia fotovoltaica e sobre os locais corretos de colocá-la. Então, caso queira saber se vale mais a pena colocar no telhado ou no jardim, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes sobre o assunto. Vamos lá, leia com a gente!
Sistemas fotovoltaicos: a solução para o aumento da energia
O aumento do preço da energia, combinado com a necessidade de ter casas cada vez mais verdes e sustentáveis, levou muitos brasileiros a usar cada vez mais as energias renováveis.
Entre as soluções mais difundidas e populares estão os sistemas fotovoltaicos, que produzem energia sustentável e permitem que você tenha uma conta menor. Além disso, permitem também distribuir o excedente de energia autoproduzida para a rede elétrica, evitando sobrecargas.
Aproveite e saiba mais sobre a cidade mais tecnologica do mundo, vai se surpreender
Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em praticamente qualquer superfície. Os espaços em que estão mais presentes são a cobertura e o jardim. A escolha da área para inserir o painel é crucial, pois a exposição solar permite acumular mais ou menos energia.
Instalação de energia fotovoltaica no jardim ou no telhado: o que é melhor?
Instalação de energia fotovoltaica no telhado
A inclinação do telhado pode garantir uma exposição perfeita aos raios solares e por isso os painéis fotovoltaicos são colocados com mais frequência neste espaço, que também é muito grande.
Se eles forem montados corretamente, em poucos anos você poderá recuperar a despesa relacionada à compra dos painéis graças às contas que serão mais baixas imediatamente (no caso de quem não utiliza em nada a rede elétrica, a conta virá zerada).
O telhado é um dos melhores lugares porque está localizado no alto e não é perturbado por árvores ou outros obstáculos, mas para obter o máximo desempenho, aqui no Brasil, os painéis devem ser expostos ao Norte geográfico.
Se o telhado não for caracterizado por telhas, mas tiver uma estrutura linear, o painel pode ser integrado a ele e a instalação é mais fácil. Se, por outro lado, a cobertura for de telhas comuns, como na grande maioria das casas de famílias brasileiras, deve-se prever também o custo de uma estrutura sobre a qual colocar os painéis.
Instalação de energia fotovoltaica no jardim
Quem tem um jardim muito grande ou terreno sem cultivo muitas vezes decide colocar os painéis nessa superfície. Nestes casos, o sistema é instalado em suportes adequados que garantem a inclinação correta.
Esta é uma solução que pode ter um alto rendimento. Isso pode aumentar se os painéis forem colocados nos chamados rastreadores solares, ou seja, estruturas que se movem para orientar os painéis favoravelmente em direção ao Sol. Isso aumenta a potência da energia solar adquirida e o rendimento do dispositivo.
É considerado menos agradável no que diz respeito ao impacto ambiental e estético. Assim, o incentivo é menor do que instalar no telhado.
De qualquer forma, é sempre necessário contar com um profissional que poderá avaliar cuidadosamente o caso individual e recomendar o melhor espaço para instalar o fotovoltaico.
Este foi o nosso conteúdo sobre dicas de instalação de energia fotovoltaica em sua propriedade. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo que vamos responder. Até a próxima!