Os melhores passeios para fazer em Amsterdã e ao redor em 2023

Amsterdã é uma das cidades mais atraentes da Europa, isso não é segredo para ninguém. Mas nas proximidades da capital holandesa, tem lugares muito bonitos e interessantes para você visitar.

Portanto, além de passear pela capital, recomendamos que você faça algumas excursões saindo de Amsterdã. Assim você conhecerá melhor a Holanda, suas pequenas cidades e tradições.

Separamos abaixo uma lista com os melhores passeios que você poderá fazer em 2023, a fim de conhecer melhor a cultura holandesa. Confira abaixo!

1- Keukenhof, o maior parque de flores do mundo

Este é um dos passeios mais populares de Amsterdã nos meses de primavera. Keukenhof é um enorme jardim com mais de 7 milhões de flores. São 32 hectares no total! Ele foi fundado no século XV como local de caça e plantio de ervas aromáticas que serviam para cozinhar. Daí o seu nome, que significa “horta”.

As flores que mais chamam a atenção são as famosas tulipas holandesas, mas também existem muitos outros tipos de flores, como jacintos, narcisos, orquídeas ou cravos, por exemplo. O parque tem um total de 15 quilômetros de caminhos rodeados de flores, cores e cheiros deliciosos.

Como as tulipas precisam de condições climáticas muito específicas para florescer, o Keukenhof fica aberto apenas de meados de março a meados de maio. Você pode verificar as datas exatas em seu site. Muito perto dos jardins encontra-se o castelo Keukenhof, uma construção da época de ouro holandesa. Está aberto todo o ano e também tem um pequeno jardim, embora não seja tão impressionante como o verdadeiro Keukenhof.

2- Zaanse Schans, um dos melhores passeios de um dia saindo de Amsterdã

O que é mais holandês do que tamancos de madeira, moinhos de vento e queijos? Você tem tudo isso no lindo bairro de Zaanse Schans, que te faz viajar até a Holanda do século XIX. É como um enorme museu ao ar livre, onde você pode passear entre lindas ​​casas pintadas de verde conectadas por pontes de madeira. Também pode entrar numa queijaria para ver como se faz os famosos queijos holandeses. Tem canais e dá até para andar de barco para ver o lugar de outra perspectiva, se você preferir.

Tente chegar logo pela manhã para evitar a multidão de turistas. Leva apenas 15 minutos de trem, por isso é uma das melhores excursões de Amsterdã se você estiver com pouco mais de tempo.

3- Volendam

Perto de Zaanse Schans, você pode descobrir um pouco mais sobre a cultura e o folclore holandês. Volendam é uma antiga vila de pescadores que foi convertida em um importante centro turístico. Lá você encontra todo tipo de lembrancinha para voltar com a mala cheia. As casas tradicionais ao redor do porto são lindas e o ambiente é muito animado. Algo divertido para fazer em Volendam é experimentar o típico traje holandês!

Há muitos lugares para alugá-lo, incluindo tamancos de madeira. Você pode dar um passeio ao longo da margem do lago IJSsel vestido como um verdadeiro holandês, mas saiba que os tamancos de madeira não são lá muito confortáveis.

4- Marken, uma cidade que você precisa conhecer

De Volendam, você pode pegar o barco Marken Express para conhecer esta outra cidade. Marken é na verdade uma ilha, mas está ligada por estrada ao continente. É pequena e pode ser vista perfeitamente a pé. Sua maior atração são as típicas casas de madeira, geralmente pintadas de verde. Elas foram construídas em pequenas elevações artificiais para evitar inundações.

Se você também quiser conhecer essas pequenas lindas cidades da Holanda, clique aqui para ter acesso a vários pacotes de viagens para os países baixos!

5- Edam, o paraíso do queijo

Existem poucas excursões de Amsterdã tão saborosas quanto esta. O queijo mundialmente famoso com o mesmo nome da cidade é feito em Edam. Tornou-se popular a partir do século XIV, pois sendo coberto por uma camada de parafina, conservou-se por muito tempo.

Se tiver a oportunidade, visite Edam numa quarta-feira, quando acontece o mercado semanal de queijos. Se não, pode sempre visitar os armazéns onde, em outros tempos, se guardava o queijo. Você também pode agendar uma visita ao Museu Edam para saber mais sobre esta encantadora cidade.

Claro que Amsterdã é uma das capitais mais incríveis do mundo, mas a verdade é que a Holanda tem muitas peculiaridades em sua cultura, e por isso, vale muito a pena conhecer algumas cidadezinhas próximas.

A nossa recomendação é para que você tente ficar pelo menos 15 dias na Holanda para tentar conhecer algumas pequenas cidades e a própria capital com mais calma. Inclusive, há algumas cidades no país que sequer tem ruas – são formadas apenas por canais, e todo o transporte é feito de barco.

Já pensou em viver em uma cidade sem ruas e sem carros? Deixe o seu comentário abaixo contando se você já viajou para a Europa!