O Museu do Louvre, localizado em Paris, França, é um dos mais famosos e importantes museus do mundo. Com uma vasta coleção de obras de arte que remontam à pré-história até o século XIX, o Louvre é um destino imperdível para quem visita a cidade.
No entanto, devido à sua grandeza, pode ser um pouco intimidante para os visitantes. Confira tudo o que é necessário saber para visitar o Louvre.
Localização, horário de funcionamento e ingressos
O Louvre está localizado no centro de Paris, na margem direita do rio Sena. O endereço é Rue de Rivoli, 75001. O museu está aberto todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h às 18h. Às quartas e sextas-feiras, o Louvre fica aberto até às 21h45.
Existem várias maneiras de comprar ingressos para o Louvre. A maneira mais fácil é comprá-los online, no site oficial do museu.
O preço dos ingressos varia de acordo com a época do ano e com a idade do visitante. O ingresso para adultos custa €17 e é válido para a coleção permanente e as exposições temporárias.
Os visitantes menores de 18 anos e menores de 26 anos que são cidadãos da União Europeia podem entrar gratuitamente, mas ainda precisam reservar um ingresso. Existem também descontos para portadores de deficiência e seus acompanhantes, bem como para grupos.
Dicas para evitar filas
O Louvre é um dos museus mais visitados do mundo, e pode haver longas filas para entrar, especialmente durante a alta temporada. No entanto, há algumas maneiras de evitar filas:
Compre seus ingressos online. Os ingressos online são válidos por 30 dias a partir da data de compra e permitem que você entre diretamente no museu, sem precisar passar pela bilheteria;
Compre ingressos em outro lugar. Existem muitos pontos de venda de ingressos em Paris, como quiosques de jornais e lojas de souvenirs, que vendem ingressos para o Louvre. Verifique se esses pontos de venda aceitam cartões de crédito ou dinheir;
Evite as horas de pico. As horas mais movimentadas no Louvre são das 11h às 15h, especialmente aos finais de semana. Tente visitar o museu pela manhã ou à noite, quando há menos visitantes.
O que ver no museu?
O Museu do Louvre, em Paris, é um dos museus mais visitados e famosos do mundo, com uma coleção de mais de 35 mil obras de arte que abrangem desde a pré-história até o século XIX. Com tanto para ver, pode ser um pouco difícil decidir o que visitar no Louvre. Aqui estão algumas sugestões de obras de arte que você não deve perder.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci
A Mona Lisa é a obra mais famosa do Louvre e provavelmente a mais famosa do mundo. É uma pintura a óleo de uma mulher sorridente, com as mãos cruzadas e um fundo de paisagem. A pintura foi concluída por Leonardo da Vinci por volta de 1503-1506 e é um ícone da arte renascentista. A Mona Lisa está exposta em uma sala separada, em um vidro à prova de balas e com iluminação especial. Embora a pintura seja relativamente pequena, as multidões em torno dela podem ser enormes. Tente visitá-la logo no início do seu passeio para evitar as multidões.
Vênus de Milo
A Vênus de Milo é uma escultura grega de mármore do século II a.C. que representa a deusa do amor e da beleza. A estátua é considerada uma das mais famosas e belas esculturas antigas do mundo. Ela foi descoberta na ilha grega de Milo em 1820 e, desde então, tem sido um dos destaques do Louvre. A Vênus de Milo está localizada na ala Sully, no térreo, sala 16.
Vitória de Samotrácia
A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nique de Samotrácia, é uma escultura grega do século II a.C. que representa a deusa da vitória. A estátua foi descoberta em 1863 na ilha grega de Samotrácia e agora está exposta no topo de uma escada no Louvre, dando a impressão de que está voando. A Vitória de Samotrácia é uma das mais belas e impressionantes esculturas do mundo. Ela está localizada na ala Daru, no térreo, sala 5.
Código de Hamurábi
O Código de Hamurábi é um conjunto de leis babilônicas escritas em uma estela de diorito em 1754 a.C. As leis foram criadas pelo rei Hamurábi da Babilônia e são consideradas uma das primeiras leis escritas do mundo. O Código de Hamurábi está exposto na ala Richelieu, no térreo, sala 3.
Napoleão III Apartments
Os Apartamentos de Napoleão III são um exemplo luxuoso da decoração do Segundo Império Francês. Eles foram criados para o imperador Napoleão III e sua esposa Eugênia de Montijo em 1852, após a conclusão da renovação do Louvre. Os apartamentos foram restaurados recentemente e agora estão abertos ao público como parte do circuito de visitação. Eles estão localizados na ala Richelieu, no segundo andar, salas 74 a 86.
Gostou da ideia de conhecer o maior museu do mundo? Clique aqui para comprar seu pacote de viagem para Paris!