Dicas para escolher o melhor advogado do DF

O advogado possui uma atividade essencial na administração da justiça e uma das mais antigas profissões. Com o tempo, assim como nas outras profissões, a advocacia evoluiu e se adaptou às mudanças da sociedade. No Brasil essa profissão é regulada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Conforme descrito no Art. 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável quando se trata da administração da justiça, contando com um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento, buscando um mundo mais justo e leal. Além disso, este profissional firma um compromisso de garantir a defesa de todas as pessoas.

Qual é a importância de um escritório de advocacia?

A advocacia se torna importante pelo fato da sua atuação ser indispensável para o funcionamento da justiça. O advogado tem o papel de cooperar e defender a ordem jurídica, tornando obrigação a procura de uma sociedade justa, defendendo e protegendo a democracia. O profissional deve analisar o direito da pessoa lesada, preparar sua defesa com base na legislação, princípios, doutrinas e jurisprudência.

A importância do advogado se dá através da capacidade de prestar assessoria e consultoria jurídica, além de postular os interesses das pessoas em juízo, protegendo os cidadãos. Sua atuação vai além de defensor, pois ele também exerce a função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia sempre!

Por atuar em várias funções, a importância do advogado se destaca bastante perante a sociedade. Além de se destacar na consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes perante o aspecto legal, prevenindo problemas futuros e eventuais litígios, auditando ou controlando, para usar a terminologia da Ciência da Administração, o advogado também pode se especializar em uma área do Direito.

O advogado é responsável por um exercício constante da virtude, principalmente quando se trata de ética. O profissional deve se manter firme, atuando sempre perante a ética, gerando assim uma credibilidade. A importância da advocacia também se faz presente na defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e garantias fundamentais, cidadania, moralidade, justiça e paz social, cumprindo seu papel diante sua função pública e com seus valores inerentes.

Critérios a serem levados em consideração na contratação de um advogado

Alguns importantes critérios devem pesar na escolha do advogado no momento da contratação, tendo em vista que, seja qual for a esfera judicial, o profissional em questão deverá ser bem preparado para que possa cumprir suas expectativas. 

Separamos 5 pontos principais que são necessários na hora da escolha de um advogado: 

1. Verifique a especialidade do profissional!

Ao procurar um bom advogado, é necessário estar ciente de qual área jurídica você precisa de ajuda. Além disso, é preciso encontrar um profissional que possua familiaridade com os tribunais e com as leis do local em que você vive, permitindo que ele represente melhor seus interesses. 

2. Procure sobre as qualificações do advogado!

Pesquise saber sobre as qualificações do advogado selecionado. Geralmente, a OAB na internet também possui o Cadastro Nacional, podendo ser consultado a qualquer momento. 

3. Consulte a opinião de outro advogado!

Antes de contratar um advogado, procure outro advogado para ter uma terceira opinião sobre a causa. A experiência é muito válida e um profissional em início de carreira, muitas vezes, não terá a mesma visão de um mais experiente.

4. Saiba sobre a prática do advogado! 

Pesquise na internet mais informações sobre a prática do advogado, a fim de verificar sua reputação, sua formação e demais informações. Além disso, pode ser observado o nível de sucesso do advogado, seu histórico e sua experiência em casos semelhantes ao seu! Isso fará com que você tenha uma ideia de quais resultados podem sair dos processos realizados pelo profissional. 

5. Escolhe um advogado que te passe conforto!

Um advogado deve deixar você confortável para falar a respeito do problema apresentado. E para que isso aconteça de forma natural, é preciso que você se sinta bem na presença do profissional. 

6. Valorize o bom atendimento!

O comportamento diz muito sobre a capacidade de um profissional e do escritório. O bom advogado deve ter uma postura dinâmica e proativa. Ele deve estar preparado para esclarecer dúvidas e instruir o cliente sobre a melhor maneira de solucionar o problema, tanto pelos meios de conciliação quanto por meio da propositura de ação.

7. Procure referências de antigos clientes!

E, para fechar esta lista, procure referências de antigos clientes. Conversar com clientes antigos é uma forma de saber como o profissional atua, conhecendo melhor sua postura profissional. Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que já contrataram seu serviço para fornecer informações verídicas e concretas sobre o desempenho do profissional.

O advogado df tem, sobretudo, uma missão voltada à realização da justiça e sua missão é defender o princípio da igualdade da justiça perante o juiz. Esse profissional é um batalhador nesta busca pela justiça, onde a desigualdade não pode preponderar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *