A saúde dos pés afeta nosso bem-estar. Doenças e dores no membro inferior podem efetivamente tornar a vida desagradável. Quando os primeiros sintomas perturbadores aparecem e os tratamentos caseiros falham, vale a pena ir a uma consulta com um podólogo. Aconselhamos sobre como cuidar dos pés para evitar doenças graves.
Como cuidar dos meus pés?
A doença mais comum que afeta pessoas de quase todas as idades é o estalo dos calcanhares. Os primeiros sintomas das lesões são a pele seca e tensa, que endurece e racha com o tempo.
Para prevenir o desenvolvimento da doença, deve-se realizar um peeling nos pés e, após o tratamento, deve-se esfregar um creme hidratante, por exemplo, com lanolina, que suaviza a pele de maneira muito eficaz.
Subestimar os primeiros sintomas de calcanhares rachados pode levar ao desenvolvimento de inflamação, inchaço e corrimento purulento. Neste caso, é necessária a podologia, que consiste em retirar o excesso de pele queratinizada e fechar os poros do tecido cutâneo.
Significativa no contexto de cuidar de pés saudáveis é a remoção de verrugas, calos no caso de observar alterações perturbadoras na pele, vale a pena consultar um especialista o mais rápido possível para evitar o desenvolvimento de alterações patogênicas. A negligência no caso de deformidades da pele pode levar à dor, dificultando a caminhada
Como cuidar das unhas dos pés?
As unhas dos pés devem ser aparadas regularmente. Uma unha muito longa pode quebrar devido à pressão ao andar de sapato social feminino, o que resulta em seu crescimento na pele. Com o tempo, a placa encravada causa problemas de locomoção e dor. Às vezes, a causa das unhas encravadas é um eixo de unha crescido demais.
As deformidades ungueais geralmente são tratadas com grampos especiais que corrigem a direção do crescimento da placa . Lesões mecânicas nos pés também podem causar a destruição completa da unha, que é reconstruída por um podólogo.
Para manter as unhas saudáveis, vale mergulhar os pés em água com a adição de sal antisséptico. Placas amolecidas durante o banho são mais fáceis de aparar, assim você pode evitar lesões nas unhas que podem levar a doenças incômodas.
As unhas não devem ser cortadas muito curtas, pois a pressão dos sapatos saltos fechados pode alterar a direção de seu crescimento. Eles devem ser aparados retos, pois o forte arredondamento da placa promove unhas encravadas.