Estoque de segurança: entenda sua importância e o porquê tê-lo!

O estoque de segurança é necessário? Gerenciar a quantidade de mercadorias em um armazém não é fácil.

Um equilíbrio delicado deve ser alcançado para evitar o desperdício de bens, por um lado, e o risco de não ter bens suficientes disponíveis, por outro. Mas você pode obtê-lo graças aos estoques de segurança em seu galpão logístico (por isso vale a pena pensar na locação de galpão adicional em relação ao espaço em que já possui).

De fato, os estoques, se não forem controlados com uma análise qualitativa adequada, podem se tornar uma perda de lucro para a empresa. Mesmo a falta de estoque é igualmente arriscada para a imagem da marca e para as vendas.

É preciso reduzir os efeitos das oscilações da demanda do consumidor e otimizar os estoques dos armazéns. Pode ser útil nesse processo ter um estoque de segurança devidamente mapeado e analisado. Leia com a gente e entenda o motivo de tê-lo. Vamos lá!

Estoque de segurança: por que ter?

O estoque de segurança pode ser considerado como um “buffer” de mercadorias prontas para uso no caso de:

  • Flutuações de demanda;
  • Atrasos nas entregas ou problemas com fornecedores;
  • Problemas de qualidade da mercadoria (por exemplo, entrega de produtos inutilizáveis);
  • Contingências por quebra de máquinas.

O objetivo dos estoques de segurança é evitar interrupções e atrasos no processo produtivo e manter um alto nível de serviço oferecido. É uma solução muito útil para controlar os danos causados por fornecedores não confiáveis, falta de estoque, crescimento repentino da demanda, etc.

Leia mais | Clique e conheça o site rastreamento correios para acompanhar suas encomendas

As vantagens que esta prática pode trazer para a gestão de armazéns são claras. No entanto, algumas desvantagens devem ser consideradas, mesmo que sejam poucas:

  • Ter uma quantidade adicional de material “dormente” no estoque pode aumentar os custos, que ainda serão menores do que uma parada ou lançamento de produção;
  • Quanto mais estoque houver no depósito, menos espaço estará disponível. Esta eventualidade pode ser atendida otimizando o espaço com o armazém vertical automático.

Agora que temos uma visão geral das vantagens e desvantagens dos estoques, vamos passar para como eles podem ser calculados.

Como calcular ações com fórmulas e aproximações?

Existem muitas e complexas fórmulas para calcular os estoques necessários. Vários fatores devem ser considerados, que variam de acordo com as características da mercadoria, o tempo entre o pedido e a entrega, quantos cuidados são tomados, etc.

Não há uma única maneira de fazê-lo. Além disso, não há certeza absoluta da eficácia dessas fórmulas: por mais precisas que sejam, deve-se sempre avaliar uma margem de erro.

Aqui levamos em consideração dois dos fatores mais importantes: os prazos de entrega e o uso diário médio por item. Para prazos de entrega devemos consultar os dados de lead time, enquanto para uso diário basta usar uma fórmula matemática simples para calcular o consumo médio e máximo em um período escolhido.

Neste ponto, a fórmula a aplicar é:

  • Estoque de segurança = (uso máximo diário de estoque * lead time máximo em dias) – (uso médio diário de estoque * lead time médio em dias).

Usando os resultados como uma justificativa, deve-se então considerar:

  • Possíveis variações da demanda, identificáveis graças ao histórico do artigo;
  • Uma diferença percentual que leva em consideração os possíveis defeitos do material (sempre podemos obtê-la olhando para o passado);
  • Limites mínimos de reposição do estoque de segurança, para compensar eventuais atrasos;
  • Revisões periódicas de estoque (uma vez por mês ou a cada duas semanas).

Estoques de segurança para otimizar a cadeia de suprimentos

Agora você sabe como calcular o estoque de segurança do seu depósito. Lembre-se sempre que o equilíbrio certo entre demanda e estoques é essencial. Encontre o método de manutenção do equilíbrio que melhor funciona para você e fique de olho no objetivo: transformar cada parte do seu armazém em um ativo estratégico.

Este foi o nosso guia sobre a real importância do estoque de segurança para os armazéns empresariais. Ficou com dúvidas? Comente abaixo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *